Prazer, Meu Nome É... - Hiatus e Spin-off

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

   Muita gente que gosta de ler gosta também de assistir série. É muito grande a galera que se alterna entre páginas e Seasons Finales, que não deixa de acompanhar os Spin-offs das séries favoritas e que pira com um hiatus. E se você só é um leve apreciador (ou ainda, não assiste nenhuma) e não entendeu nada do que eu disse, relaxa: vamos conversar sobre isso hoje. Lembrando que já tivemos um papo sobre spoiler, lembra? Agora tá na hora de decifrar os posts melancólicos do seu amigo seriemaníaco:

★  Hiatus
O terror de todo mundo que assiste séries. Um hiatus é a pausa que se segue entre uma temporada e outra, normalmente. É como se os episódios ficassem de férias, para que a produção e o elenco tenham tempo hábil para a gravação e execução de outros trabalhos. Normamente os hiatus são bem longos: algumas séries chegam a ficar de seis meses a um ano sem exibir novos episódios. Normalmente, é nesse meio tempo que os espectadores começam a assistir outra série enquanto aguarda a volta da que está em pausa: nessa brincadeira você pode terminar como eu e minhas 30 séries atrasadas, cuidado.
Exemplo: Game of Thrones, com hiatus aproximados de 6 meses entre cada uma de suas temporadas.

★ Spin-off
Spin-off é um termo inglês que significa algo como derivação. É um termo muito usado no universo das séries mas pode ser facilmente identificável na literatura também, quer ver só? J.K Rowling escreveu três obras baseadas em Harry Potter: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo. São obras baseadas em outras já existentes, como uma espécie de reaproveitamento da obra original.
Exemplo: Once Upon A Time In Wonderland, spin-off da série Once Upon A Time.

★  Season Finale
Um season finale é o último episódio da temporada daquela série. Algumas séries possuem também Mid Seasons, que são uma espécie de subdivisão da temporada: se a temporada completa possui cerca de 24 episódios, o episódio de número 12 pode ser um mid season: bem marcante. É possível também que entre ele e o restante da temporada haja um intervalo - esse intervalo pode ser o hiatus ou não. 
Exemplo: The Walking Dead, que possui em média 22 episódios por temporada e tem o Mid Season geralmente no episódio 12 de cada uma. Em fevereiro, a outra metade da temporada é apresentada e depois do Season Finale a série volta somente em setembro.

Vocês usam muito esses termos? De vez em quando eu deixo escapar, confesso. Aproveitem as férias pra colocar as séries em dia e ler esses livros esquecidos aí na estante! Beijos e até a próxima


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo