Livros com animais

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

      Se tem algo que é difícil é alguém que não gosta de animais. Cachorros, gatos, passarinhos ou até os mais exóticos - serpentes, aranhas... Tem gosto pra tudo nesse mundo. É muito gostoso quando a gente consegue unir duas paixões, e é pensando nisso que hoje a gente conversa um pouco sobre 5 peludos, penosos e outras criaturas do mundo literário que vale a pena você conhecer!


Edwiges (Harry Potter)          
                       
   Harry Potter é uma saga conhecida (dentre outros méritos) por seus detalhes, sua complexidade e sensibilidade. Ajudando a construir o clima da história, existem dezenas de criaturas (mágicas ou não): o gato Bichento, o rato Perebas... E a fiel companheira de Harry, Edwiges.  

    J.K Rowling conta que escolheu o nome da coruja baseada na padroeira dos órfãos, Santa Edwiges. Tudo a ver com o Harry! A ave usada nos filmes é conhecida popularmente como coruja-das-neves (acho que vocês dispensam o nome científico, certo?) e é bem coerente com o comportamento da Edwiges descrita nos livros: essa espécie de pássaro é calada, tímida e muito observadora. É impossível não se apegar a Edwiges e sua lealdade e delicadeza.

Imagem: divulgação



Marley (Marley & Eu)    
   
   Provavelmente o cãozinho mais famoso do universo literário. A obra de John Grogan ganhou um filme de sucesso, mas nem existiria se não fosse o labrador Marley. A história conta os perrengues e alegrias que John e sua mulher passam ao lado do pior cão do mundo, como brinca o autor. Tanto o livro como o filme são emocionantes e bem trabalhados e fizeram muita (mas muita) gente se emocionar.

   Marley é um cachorro travesso, desafiador e extremamente cativante. Impossível não dar risada com o que ele apronta! Ao mesmo tempo, Marley & Eu não é um livro superficial. É certo que você se identifique com pelo menos uma situação da vida de John e sua esposa e se pergunte o quanto aprendeu com elas, e até mesmo qual o papel que o seu animal de estimação tem na sua vida.

Imagem: divulgação


Uno (Anjo de Quatro Patas)

    Anjo de Quatro Patas é um livro de Walcyr Carrasco. Sim, o autor de novelas da Globo! Pouca gente sabe, mas há quase 10 anos (muito antes da febre dos livros parecidos com o do Marley) esse livro ocupa as prateleiras brasileiras. Recentemente, foi relançado com nova capa pela editora Moderna.

   Uno é um husky siberiano absurdamente meigo e simpático, que ganha o coração do leitor a cada página. Menos travesso e mais calmo do que Marley, o cachorro demonstra seus sentimentos de forma quase humana. Enquanto isso, Walcyr explica o porquê cada momento narrado no livro foi importante em sua vida, ligando os acontecimentos as reações do cão.

Imagem: vampleitores




Alex (Alex & Eu)

    Vai pensando que só cães e gatos trazem história pra contar, vai! Alex & Eu é de Irene Pepperberg, uma cientista que pesquisava sobre a inteligência animal e teve uma bela lição vinda de um... Papagaio africano.

   Os capítulos de Alex & Eu são um pouco menos sentimentais que o dos outros livros desse post. Misturando comédia, ciência e sentimentos (sim, isso é possível!), Irene dá uma lição sobre observação, compreensão e preconceitos - quem disse que uma ave é inferior?

Imagem: UOL    








Peraí, cadê os gatos desse post? Bom, amanhã tem uma recomendação de leitura especialmente felina pro fim de semana. Espero que vocês gostem! Beijo


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo