Os fãs de Harry Potter estão ficando velhos?

quarta-feira, 9 de março de 2016

   Lembro perfeitamente do burburinho que foi a estreia do primeiro filme da saga Harry Potter no cinema. Eu tinha 9 anos e - confesso - nunca tinha ouvido falar no bruxinho, até que acompanhei algumas amigas e família ao cinema e me encantei. Já gostava bastante de livros e quando descobri que era uma série literária, corri pra acompanhar. Me apaixonei. Foi assim minha porta de entrada definitiva para o mundo dos livros, que antes recebeu um forte empurrão das fábulas que minha mãe contava todos os dias antes de dormir - e não, ela não gosta de ler. Hoje é diferente! Mais de dez anos depois, a garotada tem até séries destinadas a elas - e um gosto variado, mas muito variado.


   Jogos Vorazes é um fenômeno mundial. Particularmente, existe um livro que juram ter sido seu precursor (falamos dele aqui, lembra?), que acho muito melhor e menos conhecido. Contudo, é impossível negar que a guerra dos Distritos contra a Capital fez e faz muito sucesso, assim com Percy Jackson e os Olimpianos, Guerra dos Tronos, Divergente e outras sagas ganham cada vez mais espaço. Mas e aí, e Hogwarts? Onde estão os hipogrifos, as corujas e o Ministério da Magia?

   Harry Potter jamais ficará ultrapassado. Além dos lançamentos estratégicos de tempos em tempos, como novas edições e livros sobre os bastidores dos filmes, a genialidade de J.K Rowling é capaz de ultrapassar todas as barreiras do tempo. Criar um novo e complexo universo com regras próprias, estórias interligadas e personagens muitíssimos complexos não é pra qualquer um. Mesmo em tempos em que se escuta falar muito mais em romances bem doces e erotismo literário, não dá pra esquecer as filas enormes, os cosplayers empenhados e os milhões de fãs espalhados pelo mundo que Harry Potter tem até hoje.

   Os fãs de Harry Potter são, hoje, em sua maioria compostos por jovens de 20 a 26 anos, mas todo dia alguém novo conhece esse verdadeiro clássico. Gostando ou não, é impossível não admitir que o universo bruxo foi um marco na literatura mundial e que vai continuar sendo. Se você nunca deu uma chance as palavras e a imaginação dessa saga, tá mais do que na hora de experimentar, viu? Antes que você seja moralmente obrigado(a) a ler para os seus filhos. Grande beijo e até o próximo post! 


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo