Wishlist - Primeiro semestre de 2016

segunda-feira, 28 de março de 2016

   Quem não gosta de ler conhece aquele amigo, namorado ou familiar que adora. E nós, os que amam leitura, nos perdemos pelos corredores das cada vez mais numerosas e grandiosas livrarias. As editoras fazem eventos, parcerias e edições cada vez mais caprichadas: não é mais tão fácil fugir do universo de quem adora se perder em páginas, sejam elas virtuais ou não. Mas e quando a variedade é tão grande que a gente nem sabe por onde começar?
   É por isso que hoje eu compartilho com vocês 5 obras que pretendo ler ainda nesse primeiro semestre de 2016. Vamos conversar sobre a sinopse e os motivos que me fazem procurá-las nas prateleiras e cogitar a hipótese de transportá-las para a estante. Vamos lá?

Depois de Você - Jojo Moyes
A sinopse oficial pode conter spoilers! Por isso, optei por disponibilizá-la em um link separado. Você pode conferir aqui!  Quem viu a resenha do aclamado Como Eu Era Antes de Você percebeu que, assim como milhares de leitores, eu caí de amores por Jojo Moyes e sua narrativa simples e impecável. A moça não pesou na mão no quesito melação, e o romance mais gostoso que li nos últimos anos já tem continuação. Como vocês sabem, o Olhei no Rodapé é totalmente contra spoilers (você sabe o que é um spoiler? Clique aqui se não souber!), então só dá pra dizer que o primeiro livro deixa uma lacuna muito interessante. Não dá pra ignorar o desejo de ler Depois de Você o quanto antes! A curiosidade de saber se Jojo conseguiu embalar a continuação de tudo da mesma maneira delicada e envolvente toma conta.




O que Há de Estranho em Mim - Gayle Forman
Sinopse oficial: "Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece." - A autora de Se Eu Ficar veio com uma sinopse ainda mais promissora dessa vez. Além de se adequar muitíssimo bem a muitas realidades em vários âmbitos diferentes, O que Há de Estranho em Mim parece ser um livro intenso, reflexivo e cheio de metáforas. Fiquei no mínimo curiosa e - confesso - tenho altas expectativas. É esperar (e ler) pra ver!

Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Sinopse oficial: "Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão." - Eis um pupilo meu desde o ano passado. Enrolei, enrolei e enrolei e acabei esquecendo de um dos suspenses mais comentados ultimamente. Caixa de Pássaros é uma das minhas apostas mais fortes desse semestre pra suspense, gênero mais do que favorito como vocês já estão carecas de saber. A história fala sobre um surto mundial de suicídio: ninguém sabe o que desencadeou essa espécie de epidemia nem como combatê-la. Uma mulher e seus dois filhos tentam escapar de todo esse terror, e é aí que começa o que muita gente diz ser uma experiência aterradora. Quero muito!


A Arte da Guerra - Sun Tzu
Sinopse oficial: "O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português. 'A Arte da Guerra' é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados." - Nunca fui muito chegada em livros que falam sobre estratégias. Não que eu não ache que eles sejam importantes... É só o tipo de literatura que não me prende, não me desperta curiosidade e me impede sempre de passar da décima página. Contudo, tenho excelentes experiências com literatura oriental e me simpatizei muito com a disposição da nova edição de A Arte da Guerra. Sun Tzu distribui em 13 enxutos e fluidos capítulos truques estratégicos chineses que podem ser aplicados para tudo nessa vida. O fato é que fiquei muito curiosa depois de folheá-lo em uma visita à livraria e pretendo descobrir se ele é tão interessante quanto parece. Prometo contar tudo!



Ovelha (Memórias de um Pastor Gay) - Gustavo Magnani
Sinopse oficial: "Um pastor gay, casado com uma ex-prostituta, filho de uma fanática religiosa. Neurótico e depravado. E agora condenado. Internado no hospital, debilitado e com um segredo de uma tonelada nas costas, este personagem atormentado decide libertar-se de seus demônios e relatar seu drama. Num relato cru e sem censura, ele literalmente vomita seus trinta anos de calvário e charlatanice na cara da congregação (e de qualquer um que se interesse por um bom inferno)." - Eu adoro uma boa e bem implantada polêmica, especialmente em se tratando de religião. Eu sei, eu sei... Existe a velha expressão que diz que religião não se discute, mas é impossível negar que o senso crítico aflora quando vemos tanta coisa errada em diversos meios, inclusive esse. Não sentir no mínimo curiosidade pela obra de Gustavo é quase como perder a oportunidade de descobrir o que pode ser uma excelente crítica social. Pago pra ver!



Tô morrendo de curiosidade pra saber qual é a wishlist de vocês! Vale contar por aqui mesmo, pelo Twitter (mais de 260 seguidores! Obrigada, galera!) ou até pelo Facebook. Espero vocês no próximo post


2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler como eu era antes de você e depois de você e depois desse post, fiquei com muita vontade de ler caixa de pássaros.

    https://meninapsicotica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, tudo bem? Como Eu Era Antes de Você já tem resenha aqui no blog (http://goo.gl/IsnyjB) e tem sorteio do Depois de Você (http://goo.gl/6LRZAA), também! Eu estou lendo Caixa de Pássaros e por enquanto tô amando, em breve certeza que vai ter resenha por aqui também. Muito obrigada pela visita, viu? Participa do sorteio! :D beijos

      Excluir

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo