Notas do Autor - Soundtracks

terça-feira, 31 de maio de 2016

   Você com certeza já reparou que alguns filmes, animes e outras produções em vídeo possuem uma trilha sonora maravilhosa. Seja porque combinam com o clima do roteiro, sejam pra morar na sua playlist; muitos filmes mexem com a audição também. Não é à toa que existe uma categoria só pra isso no Oscar e em outras premiações!
   É uma delícia ver um filme ou série que a gente gosta e perceber que a trilha sonora também combina com a gente. Existe um mar de fãs de trilhas sonoras como as do filme As Vantagens de ser Invisível, que inclui bandas marcantes como New Order e The Smiths. É ideal para livros como o que deu origem ao filme: reflexivos, envolventes mas não pesados.


   As séries também não ficam de fora. Produções como Supernatural incluem Led Zeppelin, Bon Jovi, AC/DC e outros clássicos que agradam aos ouvidos de muitos fãs. Perfeito pra acompanhar leituras de romances policiais ou investigativos, não acham?
   Pra quem curte uma música mais zen, pode conferir os soundtracks de séries mais adolescentes, como Pretty Little Liars ou Mean Girls. Esteja preparado para muito pop, letras que grudam na cabeça e que podem ser perfeitas acompanhantes para livros mais despretensiosos e superficiais.
   Muita gente defende que ler e ouvir música ao mesmo tempo não dá certo. Particularmente, faço parte das pessoas que funcionam muito melhor fazendo duas coisas ao mesmo tempo: estudando e ouvindo música, cozinhando e cantando, e por aí vai. Ultimamente, tenho me dado muito bem escutando trilhas sonoras de animes (os famosos desenhos japoneses) enquanto estudo. Minha favorita é do meu anime preferido: Death Note tem a trilha sonora toda instrumental e pode ser uma boa pra você que também curte colocar os tímpanos para trabalhar enquanto faz outra coisa.
   Aliás, alguns estudos sugerem inclusive que a leitura facilita e melhora o aprendizado. Esse experimento britânico conclui que ouvir música clássica durante o aprendizado melhora em até 12% o desempenho do estudante. Já pensou?
   Você encontra em vários blogs sugestões de estilos atrelados aos mais diversos gêneros literários. Aqui no Olhei no Rodapé você confere essa sessão, onde eu dou algumas dicas que funcionaram super bem pra mim e para outras pessoas que me deram a dica: é só navegar pelas Notas do Autor ali no menu de categorias. Tem sugestão de música boa pra ouvir enquanto lê? Deixa aqui nos comentários ou conta lá no Twitter ou no Facebook. Nos vemos no próximo post!


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo