Especial Me Before You #1

quinta-feira, 2 de junho de 2016

  
Esse é o primeiro post do Especial Me Before You. Não tá sabendo do que se trata? Dá uma olhadinha nesse post.

Pauline Sara Jo Moyes (sim! Esse é o nome completo dela!) tem 47 anos e nasceu em 4 de agosto. Começou a trabalhar antes de entrar na faculdade, sendo que seus empregos incluíram desde atendente de telemarketing até leitora de braile. Vale lembrar que, em Londres (onde Jojo nasceu e morava naquela época) essas são profissões que pagam em média um salário mínimo (cerca de £ 850). 

Depois, Moyes ingressou na Royal Holloway, uma Universidade pública de Londres. Lá, ela cursou Jornalismo e há singelos 22 aninhos atrás a ganhou uma bolsa para sua pós graduação. Diferentemente do Brasil, na Inglaterra existem instituições privadas voltadas para o financiamento e apadrinhamento estudantil mesmo na pós-graduação. Foi no jornal que lhe cedeu a bolsa (o The Independent, um dos mais importantes do país) que Jojo trabalhou por 10 anos antes de resolver se dedicar de vez aos seus livros.

Se você pensa que o sucesso veio rápido pra ela, pode ter uma surpresa: Jojo escreveu nada menos que oito livros antes do enorme sucesso de Como Eu Era Antes de Você. Entre eles, está o hoje famoso A Última Carta de Amor, que foi escrito e lançado em 2010: dois anos antes do MBY. 

Uma característica bem marcante de Jojo é que ela costuma dizer que, se não chora enquanto está escrevendo seus livros, não está fazendo um bom trabalho. Suas protagonistas são sempre muito fortes, determinadas e mulheres meigas, porém geniosas e marcantes - não existe no universo Jojo aquela história de "pobre mocinha indefesa". Isso não é incrível? Eu mesma cansei de ler romances em que a mulher se colocava no papel de apaixonada, vulnerável, delicada e idiota...

Em termos de prêmios, Moyes já faturou o Romantic Novelist’s Award, uma importante premiação britânica, duas vezes! Seus romances são, de forma geral, muito bem recebidos pela crítica e mais ainda pelo público. Ela tem muitas obras que não possuem versão aqui no Brasil ainda... Quem se arrisca no inglês pode tentar devorar essa lista toda:

❣   Sheltering Rain
❣   Foreign Fruit
❣   The Peacock Emporium
❣   The Ship of Brides
❣   Night Music
❣   The Horse Dancer
❣    Honeymoon in Paris

 Aqui no Brasil, já temos publicado: A Última Carta de Amor, Como Eu Era Antes de Você, Um Mais Um, A Garota que Você Deixou para Trás, Depois de Você, Em Busca de Abrigo, A Casa das Marés e Baía da Esperança. Ufa! Confere só as (lindas e delicadas) capas nacionais (é só clicar na imagem pra vê-la em tamanho maior):

Imagem: blog Mais que Livros


Vocês sabiam que a própria Jojo foi quem escreveu o roteiro da sua primeira adaptação cinematográfica? Apesar dessa capacidade em se superar (igualzinho a Louisa), a melhor amiga da autora diz que ela se parece muito com a protagonista de Um Mais Um, Jess: uma moça otimista e persistente. Jojo se define como um pouco de cada personagem sua, e confessa que hoje em dia escreve simplesmente quando dá tempo! Afinal, ela tem três filhos. Mora com o marido em uma fazendo em Essex e diz que umas três ou quatro vezes por ano precisa viajar pra conseguir tirar as distrações da cabeça e ser produtiva. O fato é que Jojo já virou queridinha de muitos leitores pelo mundo!

E aí, gostaram? Contem pra mim o que tão achando desse e de outros posts! Um beijão e até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Olhei no rodapé - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
imagem-logo